+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Dúvida - Servidor Unbound no CentOS

    Bom Dia.
    Estou configurando um servidor DNS para um provedor, seguindo o tutorial https://under-linux.org/showthread.php?t=169278
    e o http://www.tecmint.com/setup-dns-cac...r-in-centos-7/

    Porém estou com dúvidas em colocar ele em produção, e gostaria de quem já trabalha com ele, se puder, colocar o seu arquivo de configuração aqui, que já está funcionando só para eu ajustar a minha realidade.
    1- Uma das dúvidas é se preciso agendar no CRON para limpar o cache do DNS ou se ele mesmo cuida dessa parte sem travar.
    2- Gostaria de saber como é a experiência dos administradores com o desempenho dele.
    Obs1: O hardware que vou estar utilizando é um I3 com 4GB de memória e SSD de 120GB com 2 interfaces de rede GiB.
    Para atender uma rede com 1.000 clientes.

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida - Servidor Unbound no CentOS

    @fabriciocpd,

    uso o Bind no CentOS e até agora, sem problemas. O cache dele depende do TTL de cada consulta que ele fizer, ou seja, se o TTL estiver para 3d, ele vai limpar depois de 3 dias e se alguém pedir a mesma resolução novamente, lá vai ele e faz novo cache.

    O meu Bind ainda rodou por um bom tempo como autoritativo de uns 12 domínios aqui da empresa e nunca deu problema nem consumo de CPU. Mega Light. Uso esse servidor também como Forward para o Windows AD, então certeza que todo mundo aqui na empresa usa ele. O named nunca nem apareceu no topo da lista de top.

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida - Servidor Unbound no CentOS

    Legal, poderia postar seu arquivo de conf do BIND? Usa ele com CHROOT?

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida - Servidor Unbound no CentOS

    Alguém pode colar o arquivo de conf que está funcionando? quero só para usar como exemplo,seja BIND ou Unbound, se alguém conseguir colocar eu agradeço.

  5. #5

    Padrão Re: Dúvida - Servidor Unbound no CentOS

    Oi Fabrício, o arquivo é grande. Mas mudo poucas coisas. Basicamente quem pode consultar. Não me lembro bem. Faz tempo que fiz

  6. #6

    Padrão Re: Dúvida - Servidor Unbound no CentOS

    Opa, achei o trecho

    options {
    listen-on port 53 { any; };
    directory "/var/named";
    dump-file "/var/named/data/cache_dump.db";
    statistics-file "/var/named/data/named_stats.txt";
    memstatistics-file "/var/named/data/named_mem_stats.txt";
    allow-query { any; };
    allow-recursion { none;};
    recursion no;


    dnssec-enable yes;
    dnssec-validation yes;
    }



    Onde está any, muda para sub-rede que quer deixar consultar. Esse config era para autoritativo, então não tinha recursão. Agora uso no RegistroBR então nem em produção está mais esse DNS